Dicas

Veja algumas dicas úteis para a preparação do seu evento.


Escolhendo o convite.

O convite é a apresentação do seu evento, escolha-o com carinho. Não é uma regra combiná-lo com a cor da festa, embora isso dê uma noção aos seus convidados do tom da decoração da sua festa. Um convite criativo, bonito, feito com capricho, demonstra que a presença daquele convidado é muito importante para você(s).


Quantos convites encomendar?

Antes de encomendar os convites, faça uma lista de convidados contando as famílias e as pessoas para saber o número exato de convites individuais e familiares a serem encomendados. No caso de casamento, lembre-se de somar os convidados da noiva, do noivo e dos pais de ambos. Faça sempre alguns convites a mais, conte com o imprevisto. Depois do convite pronto, não será possível confeccionar alguns poucos.


Convites com foto.

Para convites com foto, escolha as fotos que estejam com ótima qualidade e dê preferência às digitais. Se precisar escanear para enviá-las por e-mail, coloque sempre em 300 dpi.


Já moramos juntos. Quem convida?

Para convites de casamento cujo casal já more junto e/ou tenha filhos, quem convida é o próprio casal, ou o filho, se este for maior de idade.

 

Pais falecidos, como fica o texo do convite?

No caso de pais falecidos, além do tradicional “in memorian”, pode-se colocar “sempre presente” ao lado do nome. Se quiser citar os pais sem que eles estejam convidando, mude o layout do convite colocando abaixo do nome dos noivos “filhos de” ou “com a benção de seus pais” e em seguida os nomes dos pais.

 

Conferindo a prova do seu convite.

Preste muita atenção na hora de conferir o convite, e se possível, peça para que uma ou duas pessoas também confiram. Não conte somente com você, pois já tem tudo memorizado e é provável que escape algum erro tipográfico.

 

Quando devo encomendar meus convites?

Encomende os convites com no mínimo 90 dias antes da data do evento, para que haja tempo hábil de confeccioná-los, subscrevê-los e distribui-los. Os convites não devem ser entregue muito tempo antes ou muito próximo a data. De 30 a 45 dias é um prazo razoável para todos os tipos de eventos, porém, para alguns menos formais este prazo pode ser reduzido para até 15 dias.

 

Como entregar meus convites?

O ideal é que os convites sejam entregues em mãos pelos noivos, ou, se for o caso, pelos pais dos noivos ou aniversariante. Se for preciso enviar pelo correio, coloque o convite inteiro dentro de outro envelope, que não seja o do próprio convite.

 

Dicas sobre a data do evento.

Quando for marcar a data do seu evento entre os meses de outubro e fevereiro, verifique o calendário para saber se estará no horário de verão. Se optar por casar na sexta-feira leve em conta o trânsito complicado deste dia, sabendo que os seus convidados vão se atrasar mais do que o normal. Por isso, marque o mais tarde possível.

 

Como escrever datas e horas.

a) dia 25 de maio de 2010 b) dia 25/05/2010 (para convites informais)

c) às 18h d) às 18h30min e) às 18 horas e 30 minutos f) por extenso (para convites mais formais): dia vinte e cinco de maio de dois mil e dez, às dezoito horas

 

Como fazer o pedido de Confirmação de presença.

a) RSVP - tel: 0000-0000 até o dia 00/00/00 (geralmente 15 dias antes da festa) b) Favor confirmar presença até o dia 00/00/00 (geralmente 15 dias antes da festa) pelo telefone ou e-mail c) Sua presença já está confirmada, mas caso não possa comparecer, favor comunicar pelo tel ou e-mail d) Você não pode faltar, mas caso não possa comparecer nos avise pelo telefone/e-mail

 

Caso haja pedido de confirmação por e-mail, este deverá estar configurado para enviar um e-mail automático confirmando o recebimento, para que seu convidado tenha certeza que foi recebida a confirmação. “RSVP (do francês Respondéz S´il Vous Plait) significa “responda por favor”.

 

Tipos de trajes.

A unificação de traje deixa mais séria ou descontraída a festa e impede aborrecimentos futuros. Os mais comuns são:

a) Traje Esporte Fino ou Tenue de Ville

Elas: tailleurs esportivos, calças, vestidinhos e camisas; sapato ou salto alto; acessórios: bolsas maiores e bijuterias sem exageros. Eles: blazer com calças esportivas e camisas sem gravata; sapato esportivo; acessórios: gravata se o cartão indicar tenue de ville.

 

b) Social ou Passeio Completo

Elas: vestidos longos, de preferência, tailleurs de crepes, vestidos com bordados discretos e decotes; sapatos ou sandálias com salto alto e meias de seda; acessórios: sofisticados, bolsas pequenas, bijuterias finas, maquiagem e penteado caprichados. Eles: ternos alinhados, em cores escuras, com camisa e gravata; sapatos sociais e, de preferência, pretos. A meia deve combinar com o sapato ou com a cor da roupa; acessórios: gravata.

 

c) Traje Esporte (almoços, exposições, inaugurações e batizados)

Elas: vestido de alças, calças, saias e camisas. Tailleurs esportivos no inverno; sapatos de salto ou sandália; acessórios: bolsas maiores e bijuterias sem exageros. Eles: blazer com calças esportivas; sapatos esportivo; acessórios: não obrigatórios.

 

d) Há ainda o traje temático, como a fantasia, anos 60, havaiana, etc., que deverá ser especificado no convite como obrigatório ou não.

 

Como subscrever os envelopes ou tags.

Formais

a) Sr. Jair Gomes e família - para convidar o casal, os filhos e demais pessoas que morem juntos na mesma casa.

b) Sr. Jair Gomes e Sra. - para convidar apenas o casal.

c) Sr. e Sra. Jair Gomes, Anderson Ribeiro e Andréia Ribeiro - para convidar o casal e seus filhos (excluindo outros que por ventura morem juntos).

d) Srta. Ana Araújo / Sr. Jair Gomes - para convidar apenas a pessoa citada.

e) Sra. Sílvia Monteiro e família - para convidar uma amiga divorciada que mora com os filhos e/ou pais (incluindo os pais/filhos)

f) Srta. Sílvia Monteiro e família - para convidar uma amiga solteira que mora com os pais e ou/ irmãos (incluindo os pais/irmãos).

g) Jair Gomes e Marta Santos - para convidar um casal de namorados ou noivos que não morem juntos.

 

Informais

Pode-se abolir o tradicional “Sr. e Sra” e usar os termos “Para”, “Ao/À”, “Querido”, “Amigo”, etc. Exemplos:

a) Ao querido Tio Gerson b) Para o amigo Anderson c) À minha querida avó Suely d) Para os meus queridos pais Maria e João

 

OBS: colocando no final o termo “e família” estará convidando todos que moram com a pessoa citada.

Não há produtos para este departamento.
Desenvolvido por Evolution Designer Criação de Site e Loja Virtual. Todos os direitos reservados a MG Convites&Adereços.